quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Teste de velocidade máxima do Motor Alfa Stirling (4) - Alfa engine test maximum speed



Publicado em 24/01/2013

Obtive uma melhora na velocidade, em um ajuste na absorção da vibração do motor. Onde eu instalei uns amortecedores de borracha, retirados de gravador de DVD de computador.

Com o volante grande do vídeo anterior, o motor não passou dos 1570 RPM, em rotação livre.

http://youtu.be/8hkJO2314KA

Com o volante médio, mostrado em "8:27" o motor atingiu 1742 RPM, em rotação livre. Somente usando o cabeçote de aparelho de vídeo cassete, o motor atingiu 1932 RPM apresentado em "4:00".

Com esses amortecedores, obtive um menor consumo de energia mecânica em forma de vibração. No que se reproduz em rotação sobre o eixo do motor, obtendo um aumento da rotação.

A conclusão está no próprio vídeo, o motor estava com 1778 RPM em "5:55" e quando coloquei o peso da mão sobre a plataforma do motor, a rotação caiu para 1588 RPM em "6:04".

Ainda não descobri a formula correta de um balanceamento perfeito! Já fiz teste com contrapesos de diâmetro maior, mais pesados, porém o melhor resultado foi com este visto no vídeo.

O motor perde um pouco da sua potência, em "7:16" é reparável que o motor não passou os 880 RPM "com o volante médio". Já com volante grande, o motor atingia 912 RPM, sendo possível ligar até 40 leds. Fiz um teste "não mostrado neste vídeo" e instalei uma polia maior no gerador para aliviar o peso do gerador, que exerce sobre o motor e aumentando o ganho no rendimento. Porque a melhor faixa de torque encontrasse nesse novo volante, entre os 1000 RPM.


The reason for the improvement in speed, an adjustment in the absorption of the vibration of the engine. Where I installed a rubber dampers, removed DVD recorder computer.

With the great steering wheel of the previous video, the engine did not pass the 1570 RPM, in free rotation.

http://youtu.be/8hkJO2314KA

With the steering wheel medium, shown in "8:27" the engine has reached 1742 RPM in free rotation.

Only by using the head VCR cassette, the engine reached 1932 RPM presented in "4:00". With these dampers, got a minor consumption of mechanical energy in the form of vibration. In which is reproduced in rotation on the motor shaft, obtaining an increased rotation.

The conclusion is in the video itself, the engine was at 1778 RPM "5:55" and when I put the weight of my hand on the engine platform, the rotation dropped to 1588 RPM at "6:04."

Still have not figured out the correct formula for a perfect balance! I've done testing counterweights with larger diameter, heavier, but the best result I got with this.

The engine lost a bit of its potency, from "7:16" is repairable, it has not surpassed 880 RPM "with the medium steering wheel".

Already with large steering wheel, the engine reached 912 RPM, and you can connect up to 40 LEDs. I did a test "is not shown in this video" and I installed a larger pulley on the generator to ease the weight it has on the engine and increased the gain in performance. The best range of torque found in the new steering wheel between 1000 RPM.


He obtenido una mejora en la velocidad en un ajuste en la absorción de la vibración del motor. Cuando he instalado un apagador de goma sacado de un equipo de DVD. Con el volante grande del vídeo anterior, el motor no pasó de las 1570 RPM, en rueda libre.

http://youtu.be/8hkJO2314KA

Con el medio de volante, muestra en "8:27" el motor ha alcanzado 1742 RPM en la rotación libre.

Sólo usando la cabeza VCR, el motor alcanza 1932 RPM presenta en "4:00".

Con este apagador, tiene un menor consumo de energía en forma de vibraciones mecánicas. En que reproduce en rotación alrededor del eje del motor, la obtención de un aumento de la rotación.

La conclusión está en el propio vídeo, el motor estaba en 1778 RPM "5:55" y cuando pongo el peso de mi mano en la plataforma de giro del motor se redujo a 1588 RPM en "6:04".

El motor pierde algo de su poder de "7:16" de reparar el motor no se ha iniciado la 880 RPM "con medio volante". Ya con gran volante, el motor alcanza 912 RPM, y se puede conectar un máximo de 40 LEDs. Hice una prueba "no se muestra en este video" y una polea más grande instalado en el generador para aliviar el peso del generador, que ejerce sobre el motor y el aumento de la ganancia en el ingreso. Debido a que el mejor rango de par se encuentra en este nuevo volante, entre 1000 RPM.

8 comentários:

  1. Bom dia Elton meu nome é Rodrigo, cara sou muito interessaso em construir um motor desses so que entendo o funcionamento destes motores so que não sei como dimensionar o tamanho dos cilindros sou mecanico de usinagem trabalho em uma metalurgica e para mim nao seria problema construir as pessas deste motor mas fiquei muito interessado neste projeto pelo qual os cilindros são feitos com seringas de vidro, cara to a bastante tempo ja pesquisando so que não acho nenhum projeto funcional que eu possa reproduzir gostei muito do seu se podesse me dar algumas dicas para min começar fico muito grato! Obrigado desde ja meu email e rodrigo.fellgrings@bol.com.br podemos nos comunicar por este email se preferir!

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    1. Olá Rodrigo, eu me chamo Leandro sou membro deste blog e autor da construção deste motor.

      Realmente é uma grande facilidade ter acesso a ferramentas adequadas (como a usinagem das próprias peças), sendo que este fator me limita um pouco em meus projetos.

      Quanto às dimensões das seringas, as medidas de curso, diâmetros, estão todas disponíveis neste blog, assim como na sequência de endereço de vídeo que estou deixando a sua disposição.

      Peço para que assista um por um do inicio ao fim e acredito que terás poucas dúvidas pendentes.

      1°) Este vídeo mostra a fabricação inicial deste motor:
      [Motor Stirling Alfa feito com seringa de vidro (1) - Stirling Alpha constructed with glass syringe]
      http://youtu.be/Dd9h2XJFM3c

      2°) Neste, constam as medidas de tudo:
      [Algumas instruções e medidas do motor Stirling Alfa - Some instructions and measures]
      http://youtu.be/xR9lnDMneu8

      3°) Este para poder cortar as seringas:
      [Como cortar seringa de vidro e tubo de ensaio - How to cut glass syringe for Stirling engine]
      http://youtu.be/Xv53WSpnYz8


      4°) Algumas alterações que fiz para melhorar o rendimento:
      [Motor Stirling Alfa 1500 RPM Caseiro (2) - Homemade Stirling Engine Alpha]
      http://youtu.be/8hkJO2314KA

      5°) Novas modificações no cilindro frio e obtive uma maior durabilidade do motor:
      [Motor Stirling Alfa cilindro frio modificado e lubrificado(3) -Engine Alpha cold cylinder lubricated]
      http://youtu.be/xuVDthzkSpk

      Se tiver maiores dúvidas após assistir a estes vídeos, pode perguntar que te responderei conforme meu tempo.

      Agradeço em nome de todos, sua visita por este blog.
      Leandro Wagner.

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  2. Muito legal a iniciativa e o blog.
    Porem tenho vontade de saber como eu poderia projetar um motor Stirling, não conheço as relações entre as medidas dos pistões, do cilindro, do virabrequim, etc.
    Aguem poderia me ajudar, indicar algum material de estudo?

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    1. Olá Chritian, como você está iniciando seu interesse nessa área, vou lhe indicar uns vídeos tutoriais para a construção de seu primeiro motor:

      [Tutorial] Como construir Motor Stirling caseiro passo a passo explicativo - Stirling engine
      http://youtu.be/4qLPvydyJ90

      (Fazer o virabrequim com raio)
      http://youtu.be/Hg3VSW4eBYw

      (Onde encontrar as buchinhas)
      http://youtu.be/UyUT5dtkj-Q

      (Como fazer o pistão de balão)
      http://youtu.be/bXuHaSTsciQ

      (Como fazer um bucha com uma moeda)
      http://youtu.be/ikPMJx6Xl18

      Também te indico este outro vídeo que explica o funcionamento do motor:

      (Como funciona um motor Stirling caseiro - How works an simple Stirling engine)
      http://youtu.be/W3U1ATB7Bko

      E por fim este último vídeo para que tenha sucesso no funcionamento do seu peimeiro motor:

      (Porque um motor Stirling Não funciona!!! - Why not a Stirling engine works!!!)
      http://youtu.be/ejTh7TcuTYI

      Qualquer dúvida, pergunte-me!
      Leandro Wagner.

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  3. Já assisti a alguns desses videos, mas mesmo assim obrigado. A minha duvida não é sobre o funcionamento, é sobre como saber qual a medida dos componentes se eu mesmo quiser projetar um motor eu mesmo.

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    1. Olá Christian, quando você comentou sobre as medidas, seria sobre as medidas dos componentes do meu motor? Ou de forma geral?

      Porque eu somente tenho as medidas do meu motor! De modo geral, varia de modelo e diâmetros, caso tenha preferência em fazer um modelo com características próprias, terá que improvisar e usar medidas em base do que já existe ou chute. Decorrentemente fazendo suas alterações para encontrar a melhor eficiência no seu projeto.

      Porque desconheço um conteúdo pronto na internet do que seria o ideal e correto. Por essa razão postei todo meu conhecimento para que mais pessoas possam fazer seus motores, tomando como base no meu conteúdo e posteriormente modificando afim de encontrar melhores resultados, das quais eu já obtive.

      Quase todas as medidas estão no vídeo e o que eu havia esquecido, postei no texto abaixo do vídeo. Porém se houver mais uma dúvida decorrente as medidas! Pergunte especificamente, que tentarei te ajudar.

      Leandro Wagner.

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    2. Entendi, vai ter que ser na base do teste mesmo, valeu.

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    3. Se tiver mais alguma outra dúvida, basta perguntar.

      Leandro Wagner.

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